Termos e Condições
Dra. Bianca Motta Urgência Odontologia | Dentista 24 Horas
Nossos Serviços:
Nossos Serviços: Extração de Siso, Implantes, Tratamento de Canal, Pino, Coroa, Prótese, Clareamento, Lentes, Facetas, Limpeza e Restaurações.
Dentista, endodontista e especialista em casos de urgência relacionadas a dor.
Atendimentos de Urgência e Emergência em
Taguatinga Unidades I e II, Brasília e Região.
Dor de dente e Sintomas Abaixo:
-
Quebra ou trauma de dente.
-
Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
-
Dor pulsátil.
-
Sensibilidade ao mastigar.
-
Dor irradiada para outros dentes.
-
Dor de dente que pode durar horas.
-
Abcesso (infecção) na gengiva.
-
Dor aguda (Dor constante tipo pressão) latejante no dente.
-
Inchaço e dor ao tocar o dente.
-
Cárie profunda que atingiu a polpa (nervo) do dente.
-
presença de fístula (bolha com pus ou sangue) na gengiva, podendo ser assintomático (sem dor).
-
Dor com alimentos açucarados e cítricos.
-
Sensibilidade ao toque.
-
Inchaço da gengiva ao redor do dente.
-
Sensação de pressão no interior do dente.
Além de uma carie profunda, a inflamação pulpar (pulpite) também pode ser ocasionada por um trauma ao dente. Bater os dentes ou até mesmo uma leve pancada pode cortar o suprimento de nutrientes provenientes do osso e fazer com que o tecido pulpar necrose lentamente. Uma terceira maneira de irritação pulpar e consequentemente dor dente, ocorre através da doença periodontal crônica (doença de gengiva).
Bactérias com subprodutos patógenos podem penetrar na camada de dentina e causar um resposta inflamatória do tecido pulpar. Com dente contaminado, a polpa eventualmente é necrosada e, quando não tratada, pode causar um abscesso periodontal. Em alguns casos, o dente pode não apresentar nenhum sintoma, porém a necrose da polpa já ocorreu, causando dor e desconforto. Em todas essas situações de dor de dente, uma radiografia da região da raiz é obrigatória, pois ela é um dos métodos de diagnóstico mais confiável e fornece valiosas informações.
A cárie tem como subproduto substâncias ácidas que são fortes o suficiente para desmineralizar o esmalte e a dentina. Se não tratada, essa desmineralização atinge a câmara pulpar, causando inflamação dos tecidos da polpa. Uma vez inflamada, e em resposta à agressão, a polpa promove um intenso metabolismo celular que por sua vez gera estímulos de dor.
Quando a infecção se espalha por toda a câmara pulpar e canal radicular, a dor torna-se mais intensa, caracterizando uma pulpite (inflamação da polpa). A sensibilidade frente a temperaturas como fria e quente indica uma cárie próxima da polpa, uma restauração muito próxima da polpa ou uma restauração com infiltração, gerando assim um processo de cárie.